astrespiramides

astrespiramides

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

 Nazaré

As crianças não deviam de sofrer, não deviam carregar pela vida traumas de infância por vezes tão dolorosos que o tempo não apaga, por mais que tente entender que faz parte de uma caminhada ,que pode ser carma de uma vida anterior,ou tanta coisa que nem vale a pena explanar, pode também não ser nada, a não ser maldade dos adultos, mas depois penso, que os seres que magoam são pessoas também elas sofredoras, infelizes, onde a vida foi madrasta e muitos trazem também mágoas de criança, até que ponto a psique desses seres é saudável, as crianças crescem tornam-se adultos e não perdoando a vivência passada o seu mundo fica mais negro, a revolta, a vontade de vingança até onde isso os pode levar.
Muitas vezes tenho dificuldade de saber o que é certo ou errado neste contexto, penso que essas pessoas precisão de ajuda, de amparo, de amor, quem neste momento me está a ler está possivelmente a pensar que eu devo ser louca ao escrever tamanha barbaridade, pois há coisas terríveis imputadas a crianças e esses monstros deveriam ser trucidados, e mais, que há situações que só quem passa por elas pode dar valor, sem entrar em detalhes só digo que sei na pele do que falo, mas o ódio não nos leva a lugar algum, não sei se algum dia vou perdoar completamente dentro de mim, mas sei que gosto de me rir, de brincar, de encontrar a leveza da vida, sonhar, acreditar no dia de amanhã e se escolher o caminho da mágoa do ressentimento, da amargura da vingança, aí serei muito infeliz.
Hoje é um texto um pouco pesado, mas por vezes precisamos exorcizar os nossos próprios fantasmas e só quando olhamos para eles olhos nos olhos podemos por mais algum tempo guarda-los na caixa de papelão no sótão da vida.

9 comentários:

  1. "Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a."

    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre é fácil seguir em frente, é preciso muita coragem e principalmente saber perdoar.
    Adorei as fotos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Comovente amiga!
    Tocou-me imenso, estou de lágrimas a correrem.
    Tu sabes que os meus netos são a minha vida, eu sei o quanto eles sofrem, sofrem muito, mas muito, é uma dor que sinto e uma impotência da minha parte e do meu folha seca, que pouco podemos fazer a não ser dar-lhes amor carinho e comida.

    Eu criança com 8 aninhos fui abandonada pela minha mãe, aprendi amá-la, amo-a e ando a sofrer tanto ao vê-la presa aquela cama ou cadeirão.

    tu não és louca não amiga, nem é nenhuma barbaridade, mas sim uma dolorosa realidade.

    Boa semana querida

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Loucura?
    Não, querida Luna.De modo nenhum.
    É a crua realidade e um momento de
    partilha com os teus Amigos.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Não entrando em pormenores, fui criada por uma mãe que nunca me aceitou porque o que queria era um rapaz e não uma rapariga.

    E que morreu odiando-me.

    Deixei passar em branco muita coisa porque a mãe dela, que conheci muito bem, tinha uma personalidade terrível.

    Mas, peço desculpa, concordo com quem disse: não importa o que fizeram connosco no início, o mais importante é o que nós fazemos com isso de nós mesmos.

    E, portanto, se essa pessoas magoadas tiverem bom íntimo jamais serão capazes de infligir os sofrimentos de que foram vítimas.

    Sim, podemos estar a cumprir carma e/ou a enfrentar provas...mas , por vezes, é uma vivência demasiado dolorosa.

    A mim, o que me libertou foram as sessões de pasicoterapia que fiz enquanto o divórcio decorria.

    Perdoa se te não sei consolar ou se não encontrei palavras para te levantar o moral...mas, disso podes estar certa, é verdadeira a solidariedade que aqui te deixo num abraço bem apertado, amiga.

    ResponderEliminar
  6. CRIANÇA FOI FEITA PARA RECEBER CARINHO, ATENÇÃO , AMOR, SER ENSINADA CORRIGIDA MAS TUDO OM AMOR SE FOSSE ASSIM SERIA TUDO TÃO MELHOR ESTOU SEGUINDO PARABÉNS PELO BLOG

    ResponderEliminar
  7. Difícil não levar para a vida adulta nossos traumas e complexos de quando criança, mas podemos aprender a ser melhores se o amor entrar em nossa vida.
    Beijo ótima terça

    ResponderEliminar
  8. É fácil falar sobre a beleza das fotografias, que mostram fragmentos da natureza, onde os acidentes ou o acidentado da paisagem é belo. Fazendo a ponte, com a ligação à natureza, e de passagem para a natureza humana e os seus acidentes, o cenário muda. Desde ontem que estou com alguma dificuldade em comentar este texto. Primeiro, porque, em traços gerais, concordo e revejo-me nele, pelo que bastaria dizer: Concordo! Não me é difícil concordar e dizer, também, sem qualquer dúvida, por exemplo: «As crianças não deviam sofrer». Depois, também tenho alguma dificuldade em julgar. Por vezes, não sei se a maldade é falta de educação, de cultura, social, patológica… ou se é perversão pura, se é consciente.
    Creio que fui feliz, em criança, sabendo que, por vezes, inventamos a nossa própria felicidade, mas é-me fácil entender, ainda assim, que os traumas de infância podem condicionar o equilíbrio e o discernimento do indivíduo adulto, que os vivenciou. Se isso justifica tudo, tenho dúvidas. Se esse comportamento deve ser reprovado, acredito que sim, mas no sentido de providenciar a sua correcção, de forma assertiva, e não com ódio, com vingança. Mas “isto” sou eu, um sonhador a falar/escrever.
    Digo, ainda, que o tema é pertinente, pesado como o são todos os temas sérios e potenciadores de sentimentos negativos, e merecedor de uma reflexão por parte da sociedade em geral. E realmente, só olhando, olhos nos olhos, para os nossos fantasmas é que os poderemos enfrentar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. A vida pode ser tao cruel desde o dia em que nascemos ate ao dia que partimos ,as sequelas sao permanentes por mais amor e carinho que tenhamos elas permanecem ,pois quem sofreu raramente esquece .Muitas vezes basta ate uma palavra para que seja um trauma na nossa vida ,tantas coisas acontecem na nossa vida que custa muito compreender como a vida e tao injusta .Eu creci numa familia catolica onde o amor de mae era uma constante ,mas de um pai que apesar de o amar muito tinha problemas de alcool e foram situaçoes que devido a bebida e de ver o sofrimento muitas das vezes da minha mae que me fez com que eu admira-se a minha mae ,de ver uma pessoa como ela que durante anos esteve num convento podia ver o amor a Deus a fazia suportar tantas magoas para nos poder criar com tanto amor e carinho ,apesar de tudo o meu pai sempre trabalhou ,mas faltou o amor que era compensado pela minha mae .Hoje nao bebe ,e agradeço aos dois por estarem presente na minha vida ,somos humanos devemos sempre amar apesar das dificuldades nesta vida.

    ResponderEliminar