astrespiramides

astrespiramides

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O desencanto da vida


Na semana passada mais um idoso, um senhor de quase 90 anos morreu, seria normal dado a avançada idade, mas a sua morte não foi natural suicidou-se cortando os pulsos, eu conhecia-o  ia receber a pensão ao banco, pouco falador mas sempre com um sorriso discreto, afável, muito educado, a esposa morreu á 4 anos  e a partir daí a vida deixou-lhe de fazer sentido, a solidão é má companheira o tempo custa a passar as noites são longas o corpo gasto e com dores não ajuda que a mente fique sã, assim as esperanças perdem-se e as vidas também.
Foi feito um estudo no Alentejo financiado pela Direcção Geral de saúde cujo relatório deverá ser entregue até Junho onde refere que 3,8% dos idosos  já sofreram violência física, mais de 6,8% violência financeira, 2.3% violência sexual e quase um quarto da população idosa  violência psicológica.
Passamos a vida a labutar numa correria desenfreada tentando ter uma vida digna e o tempo passa…passa…temos pouco tempo para olhar para o lado e vamos nos agarrando ao material e o tempo passa…passa e só um dia quando ele passar de mais e as mãos estiverem enrugadas, talvez aí quando sentirmos na pele o peso de ser idoso de ser relegado ao abandono possamos entender o desencanto da vida que a maior parte da população idosa sente

Poste e fotos Luna  

13 comentários:

  1. Referiste uma realidade muito triste da nossa actualidade!
    Não existe solidariedade que anule essa solidão de que falas...
    A a sociedade evita "ver" estes problemas.

    ResponderEliminar
  2. é verdade, as vezes penso que um dia tb terei um fim solitário.... enfim, só Deus sabe o que nos reserva.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Querida
    Comovente demais, a solidão assusta-me, é um inimigo da humanidade.

    estou a passar um um triste episódio meus netos correm o risco de terem que ser recolhidos por uma instituição, eles têm quase 15,10 e 5 anos, não sei se vou suportar tanta dor e o sofrimeto deles.
    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Até dói a alma ! E eu que vivo no interior alentejano vejo bem a solidão que impera nestas terras. os filhos partem para o litoral, para as grandes cidades e as aldeias ficam desertas. Os idosos estão entregues a si mesmos, à solidão, à memória e à saudade.
    É uma realidade infeliz.

    ResponderEliminar
  5. Pobre homem = (
    Como é triste a vida... trabalhar tão duro para terminar depois disso a los 90 años. Este é um tema que sempre me provoca medo... temo a velhice.
    Um grande abraço e obrigado pela tua palavra tão bonita e gentil.

    ResponderEliminar
  6. ________________________________

    ...sim, a velhice pode ser muito triste, ou não... Vai depender das nossas escolhas, do nosso modo de olhar e se relacionar com as pessoas...A muitos anos atrás, assisti um filme que mostra muito bem, a diferença entre o estar bem com a vida na velhice ou não..."Conduzindo Miss Daysi"...

    Beijos de luz e o meu carinho!!!

    __________________________

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida, amiga! E não seria preciso iston acontecer para se saber que os idosos em geral são votados quase ao ostracismo, como algo que já deu o seu fruto! Mas ali encontra-se a sabedoria, a reflexão de um outro tempo que já passou por muito e conhece tudo, mas infelizmente a nossa sociedade está feita para os novos e para os fortes :(

    No entanto, é de lastimar sobremaneira como é que há pessoas que conseguem maltratar os próprios pais, e bater e espancar e deixá-los entregues a si mesmo...

    São CRIMINOSOS e at´+e me faz impressão e fere o espírito estar aqui a falar disto...

    Um beijinho imenso e... adorei am primeira foto... :)

    ResponderEliminar
  8. Que Deus me dê a graça que deu a meu Pai: estar bem até ao fim e morrer durante o sono!!

    Um abraço, minha linda

    ResponderEliminar
  9. É verdade, por vezes nem nos apercebemos desta realidade que um dia será também a nossa.
    É triste ver tantos idosos a viver em solidão....

    Bjgrande do Lago

    ResponderEliminar
  10. Um tema pertinentíssimo, a merecer muito mais do que o tradicional assobiar para o lado.
    Um bom post, Luna!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  11. Luna, boa noite!
    Focou um tema pertinente, muito importante. Temos um país fraco em tudo, até no apoio e condições que dá aos seus idosos.
    Preocupa-me bastante a fragilidade destas pessoas e a violência a que estão sujeitas. Mas o mais triste e preocupante, é que na maioria das vezes, essa violência começa precisamente com os filhos, aqueles a quem estes velhinhos agora tão indefesos, deram tudo.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  12. Até me arrepiei.
    Hoje está um dia de verão e com a chuva da tua fotografia acrescida de tão terríveis noticias, o dia escureceu-se.
    O tempo passa e nem notamos.
    Há que aproveitar cada momento e torná-lo único.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar