Na semana passada mais um idoso, um senhor de quase 90 anos morreu, seria normal dado a avançada idade, mas a sua morte não foi natural suicidou-se cortando os pulsos, eu conhecia-o ia receber a pensão ao banco, pouco falador mas sempre com um sorriso discreto, afável, muito educado, a esposa morreu á 4 anos e a partir daí a vida deixou-lhe de fazer sentido, a solidão é má companheira o tempo custa a passar as noites são longas o corpo gasto e com dores não ajuda que a mente fique sã, assim as esperanças perdem-se e as vidas também.
Foi feito um estudo no Alentejo financiado pela Direcção Geral de saúde cujo relatório deverá ser entregue até Junho onde refere que 3,8% dos idosos já sofreram violência física, mais de 6,8% violência financeira, 2.3% violência sexual e quase um quarto da população idosa violência psicológica.
Passamos a vida a labutar numa correria desenfreada tentando ter uma vida digna e o tempo passa…passa…temos pouco tempo para olhar para o lado e vamos nos agarrando ao material e o tempo passa…passa e só um dia quando ele passar de mais e as mãos estiverem enrugadas, talvez aí quando sentirmos na pele o peso de ser idoso de ser relegado ao abandono possamos entender o desencanto da vida que a maior parte da população idosa sente
Poste e fotos Luna
Fico de coração apertadinho...
ResponderEliminarBjs
Referiste uma realidade muito triste da nossa actualidade!
ResponderEliminarNão existe solidariedade que anule essa solidão de que falas...
A a sociedade evita "ver" estes problemas.
é verdade, as vezes penso que um dia tb terei um fim solitário.... enfim, só Deus sabe o que nos reserva.
ResponderEliminarBeijinhos*
Querida
ResponderEliminarComovente demais, a solidão assusta-me, é um inimigo da humanidade.
estou a passar um um triste episódio meus netos correm o risco de terem que ser recolhidos por uma instituição, eles têm quase 15,10 e 5 anos, não sei se vou suportar tanta dor e o sofrimeto deles.
Beijinho e uma flor
Até dói a alma ! E eu que vivo no interior alentejano vejo bem a solidão que impera nestas terras. os filhos partem para o litoral, para as grandes cidades e as aldeias ficam desertas. Os idosos estão entregues a si mesmos, à solidão, à memória e à saudade.
ResponderEliminarÉ uma realidade infeliz.
Pobre homem = (
ResponderEliminarComo é triste a vida... trabalhar tão duro para terminar depois disso a los 90 años. Este é um tema que sempre me provoca medo... temo a velhice.
Um grande abraço e obrigado pela tua palavra tão bonita e gentil.
________________________________
ResponderEliminar...sim, a velhice pode ser muito triste, ou não... Vai depender das nossas escolhas, do nosso modo de olhar e se relacionar com as pessoas...A muitos anos atrás, assisti um filme que mostra muito bem, a diferença entre o estar bem com a vida na velhice ou não..."Conduzindo Miss Daysi"...
Beijos de luz e o meu carinho!!!
__________________________
Sem dúvida, amiga! E não seria preciso iston acontecer para se saber que os idosos em geral são votados quase ao ostracismo, como algo que já deu o seu fruto! Mas ali encontra-se a sabedoria, a reflexão de um outro tempo que já passou por muito e conhece tudo, mas infelizmente a nossa sociedade está feita para os novos e para os fortes :(
ResponderEliminarNo entanto, é de lastimar sobremaneira como é que há pessoas que conseguem maltratar os próprios pais, e bater e espancar e deixá-los entregues a si mesmo...
São CRIMINOSOS e at´+e me faz impressão e fere o espírito estar aqui a falar disto...
Um beijinho imenso e... adorei am primeira foto... :)
Que Deus me dê a graça que deu a meu Pai: estar bem até ao fim e morrer durante o sono!!
ResponderEliminarUm abraço, minha linda
É verdade, por vezes nem nos apercebemos desta realidade que um dia será também a nossa.
ResponderEliminarÉ triste ver tantos idosos a viver em solidão....
Bjgrande do Lago
Um tema pertinentíssimo, a merecer muito mais do que o tradicional assobiar para o lado.
ResponderEliminarUm bom post, Luna!
Beijo :)
Luna, boa noite!
ResponderEliminarFocou um tema pertinente, muito importante. Temos um país fraco em tudo, até no apoio e condições que dá aos seus idosos.
Preocupa-me bastante a fragilidade destas pessoas e a violência a que estão sujeitas. Mas o mais triste e preocupante, é que na maioria das vezes, essa violência começa precisamente com os filhos, aqueles a quem estes velhinhos agora tão indefesos, deram tudo.
Beijinho,
Ana Martins
Até me arrepiei.
ResponderEliminarHoje está um dia de verão e com a chuva da tua fotografia acrescida de tão terríveis noticias, o dia escureceu-se.
O tempo passa e nem notamos.
Há que aproveitar cada momento e torná-lo único.
Um beijinho.